São Paulo Expo abriga primeira escola de hortas orgânicas de São Paulo para pessoas em situação de rua

GL events, gestora do complexo, vai adquirir parte da produção dos alunos

Destino dos principais eventos da América Latina, o São Paulo Expo passa a sediar a primeira escola de hortas orgânicas urbanas de São Paulo para pessoas em situação de rua. Instalada em uma área de 3.018 m² do Centro de Convenções e Exposições, a Horta Escola Lucy Montoro foi inaugurada nesta quarta-feira (05/09) pela Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade (ARCAH), em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a GL events – multinacional francesa responsável pela gestão do São Paulo Expo –, a Fundação Banco do Brasil e outras empresas apoiadoras.

O projeto Horta Social Urbana/Cidadão Sustentável tem o objetivo de promover o desenvolvimento social de pessoas em situação de rua por meio da formação em agricultura urbana, focada na produção de alimentos orgânicos dentro da cidade. Os alunos, selecionados nos Centros Temporários de Acolhimento da Prefeitura (CRAs), também têm aulas de empreendedorismo e educação financeira.

“Esse é um trabalho que devolve a dignidade e a esperança a pessoas que acreditavam já ter perdido tudo. Com essa capacitação, se veem aptos a retornar ao mercado de trabalho e reconstruir suas vidas. Ações como essa mostram que a solução para muitas das questões da cidade passa por cada um de nós cidadãos, empresas e poder público. Se todos derem a sua contribuição, teremos uma sociedade muito melhor”, afirma Damien Timperio, CEO da GL events no Brasil.

A empresa, além de ceder o espaço para a instalação da horta escola, vai fornecer material orgânico proveniente dos restaurantes e jardinagem para compostagem e adquirir parte dos alimentos produzidos pelos alunos para abastecer o restaurante do São Paulo Expo.

“A GL Events tem sido um parceiro fundamental para o desenvolvimento do projeto. A cessão do espaço e as inúmeras contribuições permitiram com que a Horta Escola Lucy Montoro e o projeto Horta Social Urbana/Cidadão Sustentável se tornassem realidade. Assim, hoje a população de rua acolhida passa a ter um espaço e a oportunidade de alcançar a sua autonomia através da agroecologia e da consciência cidadã”, diz Rodrigo Leite, presidente da ARCAH.

A iniciativa também contempla a criação de novas hortas sociais em terrenos baldios, telhados de condomínios comerciais e residenciais, e outros espaços espalhados pela cidade, ampliando a oferta de alimentos livres de agrotóxicos dentro do município e promovendo geração de renda para a população em situação de rua.

São Paulo Expo

Sob a gestão da multinacional francesa GL events, o São Paulo Expo é o centro de convenções e exposições que mais recebe eventos no Brasil. No calendário, estão feiras, congressos e eventos corporativos de segmentos variados das indústrias nacional e internacional, como automobilístico, de tecnologia, entretenimento, máquinas e equipamentos.

Com localização privilegiada e fora da restrição do rodízio na capital paulista, o São Paulo Expo possui uma área de exposição com 90 mil m². Suas modulações para até oito pavilhões permitem a realização de feiras e ações simultaneamente, com uma gama completa de serviços agregados por outras empresas do grupo. O complexo multifuncional oferece ainda um espaço único para congressos e convenções, com 10 mil m2 e 34 salas modulares, restaurante próprio e um edifício garagem com 5 mil vagas, sendo 4,5 mil cobertas.

GL events

De origem francesa, a GL events está presente em mais de 20 países nos cinco continentes, administra 40 espaços, entre centros de convenções e arenas multiuso, e já realizou mais de 4.000 eventos. Com faturamento de 953,8 milhões de euros em 2017, a empresa tem atualmente mais de 4.200 funcionários. A companhia chegou em 2006 no Brasil, onde já investiu cerca de R$ 1 bilhão.

No País, opera em quatro linhas de negócios: a GL events Venues faz a gestão do São Paulo Expo, do Riocentro e da Jeunesse Arena; a GL Live é responsável pela concepção, produção e realização de eventos, incluindo o fornecimento e montagem de estruturas temporárias, além de montagem de estandes, locação de móveis e sinalização; a Fagga l GL events Exhibitions atua há mais de 50 anos no Brasil promovendo eventos de negócios e entretenimento em diversos segmentos da economia; e o Grand Mercure Riocentro – o primeiro investimento do grupo no setor hoteleiro.



X