A importância da acessibilidade nos eventos

A importância da acessibilidade nos eventos

Você sabia que no Brasil existem 45 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência? Isso representa quase 25% do país inteiro! Um número gigantesco que tem desafiado empresas e organizadores de eventos a pensarem em formas de acolher e respeitar esse público da melhor forma possível.

Promover práticas inclusivas na organização de eventos é fundamental para que ele seja um sucesso. Por isso a acessibilidade é um fator muito importante a ser levado em conta no seu planejamento.

Quando for definir o local do seu evento, escolha um lugar espaçoso que tenha entradas e saídas bem distribuídas, com rampas e corrimãos que facilitem o deslocamento, além de ser apto a receber os cães-guia dos deficientes visuais.

Sua comunicação precisa ser diversificada também, com materiais em braile por exemplo, além de linguagens inclusivas na divulgação das redes sociais com o uso das hashtags #PraTodosVerem e #PraCegoVer na legenda, assim os deficientes visuais conseguem acessar seu conteúdo.

O segredo do sucesso é pensar sempre na experiência dos participantes para organizar atividades acessíveis durante o evento, que deixem boas lembranças na mente do público. Além disso, contratar funcionários capacitados para lidar com pessoas com deficiência dentro do evento também é fundamental, já que eles podem tirar dúvidas e facilitar a inclusão.

Lembrando que não são apenas as pessoas com deficiência (visual, auditiva, intelectual ou física) que precisam de atenção, mas também idosos, gestantes, obesos e pessoas com criança de colo, pessoas consideradas com mobilidade reduzida.

Procurando um espaço acessível onde todos sejam bem-vindos? O São Paulo Expo possui infraestrutura adequada para receber pessoas com limitações físicas, com elevadores, rampas e acesso integrado entre o estacionamento e o pavilhão.

Referência de conteúdo:

HandTalk (https://bit.ly/37T1zqL)



X